Postado por: Unknown sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Como surgiu essa ideia de travesseiros para abraçar (os chamados Dakimakura)?? E como eles fazem um grande sucesso para o publico otaku.
O nome dakimakura vem da junção de duas palavras japonesas: daki que podemos traduzir como "abraçar forte" e makura - "travesseiro". Mas ao contrário daqueles onde colocarmos nossas cabeças na hora de dormi, os dakimakura são bem compridos, medindo 150x150 cm e feitos somente para abraçar. No ocidente, este tipo de travesseiro é usado apenas em tratamentos ortopédicos. Mas a sua origem é bem mais antiga, e vem de uma necessidade prática.

Os dakimakura  são descendentes diretos da antiga "esposa de bambu", também chamada "esposa holandesa", criados há séculos no oriente. São cestos redondos  e compridos, tecidos a partir da cana de bambu, muitos utilizados  em regiões de clima quente e úmido para se refrescar durante a noite. O termo "esposa holandesa" surgiu na Indonésia pois os comerciantes holandeses, que sofriam terrivelmente com calor e umidade da região, foram os primeiros ocidentais a adotar o uso da "esposa de bambu".

No calor do verão em várias regiões do oriente, a estrutura aberta desta aparato é mais fria ao toque que almofadas de tecido ou folhas. A "esposa de bambu" é abraçada na hora de dormi pelo usuário da mesmo forma que faria com a sua esposa- daí o nome. Isso expõe a maior parte do corpo a brisas refrescantes, tomando o sono mais relaxante e confortável. Atualmente as "esposas de holandesas" caíram em desuso no oriente devido á comodidade dos aparelhos de ar condicionado, mas ainda são muito utilizadas na Indonésia e Coréia do sul.
No Japão, entretanto, onde são chamados de dakimakura, as "esposas holandesas" ganharam sobrevida de uma forma surpreendente. Durante a década de 1990, alguém teve a genial ideia de criar fronhas para dakimakura, com imagens de personagens de anime e games. Foi um sucesso de vendas, e a implantação definitiva dos dakimakura na cultura otaku. 




- Copyright © 2013 Animlifebr - - Powered by Blogger - Editado by Thomas Lima -